Acontecendo agora:

Futura chanceler de Milei se reúne com ministro Mauro Vieira em Brasília

Foto: Reprodução @DianaMondino

Futura chanceler do governo de Javier Milei, na Argentina, Diana Mondino (foto) está em Brasília, no Itamaraty, neste domingo, 26 de novembro, e se reuniu com o ministro Mauro Vieira (foto), das Relações Exteriores.

Mondino publicou uma foto do encontro em seu perfil oficial no X, rede social anteriormente conhecida como Twitter. Na postagem, ela usa emojis para representar um aperto de mãos entre Argentina e Brasil.

O embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli, também registrou o encontro. Na sua postagem, é possível vê-lo e também o embaixador do Brasil em Buenos Aires, Julio Bitelli.

Scioli e Bitelli lideraram a organização dessa reunião de maneira sigilosa ao longo dos últimos dias.

O Itamaraty também noticiou a visita em suas redes sociais e confirmou que Mondino entregou a Mauro Vieira o convite oficial de Lula para a posse de Javier Milei, marcada para 10 de dezembro.

“Discutiram também aspectos da relação bilateral e o atual estágio das negociações Mercosul-UE”, diz postagem do Itamaraty no X.

A notícia da visita foi dada primeiro por O Globo, pelo começo da tarde deste domingo, e logo confirmada a O Antagonista por uma fonte da embaixada do Brasil em Buenos Aires, além das postagens nas redes sociais.

A argentina desembarcou no Brasil ainda neste domingo, 26. Essa é a primeira viagem internacional da futura chanceler desde a eleição de Milei, no domingo passado, 19.

A relação entre Lula e Milei, como presidente eleito da Argentina, tem sido marcada pelo estranhamento. A diplomacia de birra entre os dois líderes é tema de reportagem da edição de Crusoé desta sexta-feira, 24.

Desde vitória do libertário nas urnas até a noite de quarta, 22, nenhum mencionou o nome do outro. Quem encerrou o tratamento do silêncio foi Milei. Questionado por jornalistas nessa última data, o libertário disse que Lula “será bem recebido” se quiser assistir à posse presidencial, apesar de ele já ter convidado extraoficialmente também o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Não é certo que aquele gesto, nem a visita de Mondino, serão suficientes para promover o primeiro encontro formal entre os representantes dos maiores parceiros econômicos da América Latina. A expectativa é que o vice-presidente, Geraldo Alckmin, além de Mauro Vieira, representem o governo Lula na posse de Milei.

Do O Antagonista